Blog do curso de Relações Internacionais 2011 da Universidade Federal da Paraíba

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O porquê da evasão no curso de Relações Internacionais na UFPB

               Eu sou aluna da primeira turma do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba e entrei bem motivada quanto ao curso, quanto ao que eu poderia aprender nele e quanto às perspectivas de emprego.
             Saí do curso de Ciências Sociais, também na UFPB, com uma profunda ligação com a ciência política, e fui para R.I. com a perspectiva de estudar mais amplamente a ciência política internacionalmente, como um meio de ajudar nos conflitos entre países. Mas eu estava enganada quanto ao curso. Primeiramente, o curso na UFPB não deveria ser chamado Relações Internacionais, deveria ser chamado Economia Internacional.
                Enquanto na UEPB o curso é voltado para a ciência política, na UFPB é voltado para a economia. O curso deveria estar no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) e dentro do Departamento de Ciências Sociais, o que não acontece pois o departamento não aceitou a ementa do curso. Foram solicitados professores do departamento de Ciências Sociais, mas não permitiram que os mesmos dessem aulas para um curso em que sua base é voltada para a economia.
                Não sei se esse é o caso da evasão no curso, mas muitos alunos estão decepcionados com esse tipo de estrutura. A minha turma era inicialmente 40 alunos. E hoje não se encontram mais que 10 em sala de aula. Com certeza a culpa não é do aluno.
                Quem gosta de economia, principalmente voltada para o mercado internacional, está no lugar certo.

3 comentários:

Preciso discordar de TUDO que foi dito ai. Também sou aluna da primeira turma de RI na UFPB, estou agora saindo do quarto período após ter participado de todas as materias oferecidas na grade curricular.

Se compararmos o fluxograma de UEPB e UFPB percebemos que as matérias de ciência política oferecidas na estadual também existem aqui, e contamos ainda com complementares como Estudos Africanos, ou Geopolitica, por exemplo.

É perceptível a qualquer cientista da área social que para uma análise conjuntural, o fator econômico tem relevância, seja por determinar as relações sociais, a constituição estatal ou o que quer que seja, que não desejo entrar nesses méritos aqui. Logo, as matérias voltadas para economia podem ser vistas como um diferencial de conhecimento ao profissional que sairá da UFPB.
Relações Internacionais é um curso abrangente e que permite aos profissionais que não gostam tanto de um dos aspectos do curso, afastar-se dele, mas ainda assim não ter um papel de leigo.

Outra coisa, é de extrema importância que o corpo docente seja feito de INTERNACIONALISTAS, se não em formação, em pós graduação. E não pessoas voltadas para outras áreas, apesar de essas também serem de extrema importância na construção do curso.

A evasão pode se dever a diversas variáveis, como IMATURIDADE dos vestibulandos, devido a obrigação de fazer uma escolha tão importante muito cedo, falta de informação devido a área ser relativamente nova no país, entre outras coisas. Mas jamais a qualidade, baixo nível, falta de perspectiva ou o que quer que seja.

Gostaria de deixar bem claro que não sou a melhor aluna de economia, muito pelo contrário, e a área que eu pesquiso é outra, muito mais voltada para ciência política, então não sou " Quem gosta de economia, principalmente voltada para o mercado internacional, está no lugar certo."

Eu entrei no curso esse ano (2011.1) estou agora indo pro 3º período. Não concordo que o curso esteja totalmente voltado para a área de economia, pois temos cadeiras de História, Ciência Política, Teoria das Relações Internacionais, e vamos ter outras que não se resumem somente à economia. Acho que o aluno de acordo com o vasto leque de disciplinas deverá descobrir qual âmbito lhe interessa mais, se é economia, política, direito, não importa, tudo está à disposição do aluno. Temos que levar em conta que o curso é novo ainda na UFPB e está ainda sendo estruturado.

Olha, eu estou terminando meu primeiro ano em RI na UFPB. Não tenho reclamações em relação ao cumprimento ou não de expectativas porque eu entrei no curso sem expectativa alguma. Eu dei um 'tiro no escuro' nesse curso e, sinceramente, não tenho reclamações com ele. Eu consegui me identificar com o curso e não me arrepender de tê-lo escolhido. Eu não gosto de economia tanto quanto gosto das teorias de RI, da história de RI e das teorias políticas. Eu vi o programa do curso e, sim, tem bastante cadeiras de economia, mas não só de economia. VocÊ está há um ano na minha frente, acho que duas cadeiras a mais de economia do que eu. Não é meio cedo pra definir o que é o curso? E se os alunos desistem de RI deve ser por decepção com o que esperavam do curso por terem criado expectativas demais, não por ter economia demais.