Blog do curso de Relações Internacionais 2011 da Universidade Federal da Paraíba

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Brasil mira relações comerciais com países em desenvolvimento

Enquanto a crise internacional se expande, reduzindo as expectativas de crescimento da maioria dos países – inclusive do Brasil – as commoditties ainda seguram os índices da balança comercial brasileira. Para especialistas, a tendência é que, a partir de agora, as relações comerciais do País e dependam cada vez mais do aumento do comércio com os países em desenvolvimento, que ainda têm por onde crescer.
Commodities ganham seguram resultado na balança comercial graças também ao mercado com países em desenvolvimento. Foto: Unica/Divulgação

Nesse cenário, mercados que até pouco tempo atrás estavam longe de serem considerados estratégicos para o Brasil começam a ganhar relevância para o país.
No último ano, por exemplo, Cingapura subiu do 35º para o 20º lugar de destino das exportações nacionais. As vendas para o país cresceram 133%. Ainda assim, esse valor representa uma parte ainda pequena do total das exportações, de 1,19% – mas já se observa crescimento em relação ao ano anterior, quando era apenas 0,66%.
Neste mesmo período, as exportações para a Alemanha, ainda que tenham crescido em números absolutos, caíram na participação total, de 4,05% para 3,58%. No ano anterior, a queda já tinha sido de 0,01%.

Por Clara Roman - Revista Carta Capital

0 comentários: