Blog do curso de Relações Internacionais 2011 da Universidade Federal da Paraíba

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Força aérea bombardeia zonas rebeldes no norte e centro da Síria

A força aérea síria bombardeou nesta quinta-feira (11) as últimas zonas rebeldes de Homs (centro) e a artilharia concentrava os ataques na cidade Maret al-Noman (noroeste), controlada pelos insurgentes, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
A batalha de Maaret al-Nooman, cidade estratégica, na estrada que liga Damasco e Aleppo, é considerada vital pelos rebeldes.
Para enfrentar o ataque do regime de Bashar al Assad, os rebeldes utilizam foguetes antitanque e bombas fabricação caseira.
No centro do país, as áreas rebeldes de Homs e a localidade insurgente de Quseir foram atacadas nesta quinta.
No campo econômico, a Síria suspende há uma semana a importação de energia elétrica da Turquia, que respondeu aos disparos de morteiros contra seu território procedentes do território sírio.
Ancara, que abastece em 20% a energia consumida pelo vizinho, havia ameaçado Damasco em janeiro com a suspensão do fornecimento de eletricidade depois que a defesa antiaérea síria destruiu um avião de combate turco.
A tensão entre os dois países aumentou desde o bombardeio da cidade fronteiriça turca de Akçakale há uma semana, que matou cinco civis turcos.

Do G1.

Ítália lança coletânea de charges de Latuff sobre a Síria

Por ocasião do evento anual de quadrinhos de realidade Komikazen, a ser realizado em Ravenna entre 11 e 14 desse mês na antiga cidade italiana de Ravenna, foi lançada uma coletânea de charges de Latuff sobre o conflito na Síria pela editora Giuda Edizioni.
Vale a pena conferir esse trabalho e ficar sabendo mais sobre a Síria a partir das charges.
Veja imagens do livro em:
http://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/10/dscn1946.jpg
http://latuffcartoons.files.wordpress.com/2012/10/dscn1947.jpg

0 comentários: