Blog do curso de Relações Internacionais 2011 da Universidade Federal da Paraíba

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Ditador da Síria não tem mais credibilidade, diz chefe da ONU

DA FRANCE PRESSE, EM NOVA YORK


O secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, afirmou nesta quarta-feira que o ditador da Síria, Bashar al Assad, perdeu toda a credibilidade e pediu ao Conselho de Segurança que supere suas diferenças e agilize a aprovação de um resolução condenando a violência contra civis no país.
"Não vejo muita credibilidade no que ele está dizendo", afirmou Ban a um pequeno grupo de jornalistas que o entrevistavam após sua reeleição no comando da entidade, ocorrida ontem (21).

Ditador da Síria, Bashar al Assad (à dir.) ao lado do druso Talal Arslan; para ONU, ele pediu credibilidade

"Por quanto tempo a situação continuará desse jeito? Ele [Assad] deve tomar medidas concretas", acrescentou.
Na véspera, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou por unanimidade a reeleição do sul-coreano Ban Ki-moon, que continuará à frente da organização até 2016.
Com um sorriso, Ban, de 67 anos, curvou-se diante dos embaixadores e diplomatas reunidos na sede da ONU que o apoiaram com aplausos.
A reeleição de Ban --que vem condenando os líderes de países árabes que enfrentam protestos populares, mas é criticado por alguns grupos de direitos humanos-- já era dada como certa há vários meses.
O ex-chanceler sul-coreano lançou sua candidatura à reeleição há duas semanas e recebeu o apoio formal do Conselho de Segurança da ONU na sexta-feira (17).

0 comentários: